Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O que é prova emprestada?

Prova emprestada é aquela produzida em outro processo e, através da produção documental, juntada no processo criminal pendente de decisão.

O juiz pode levá-la em consideração, embora deva ter a especial cautela de verificar como foi formada no outro feito, de onde foi importada, para saber se houve o indispensável devido processo legal.

Continue lendo:

https://franciscotxsgmailcom.jusbrasil.com.br/artigos/1301937951/o-que-e-prova-emprestada

Contribuí para o INSS após o início da gravidez, ainda tenho direito ao salário maternidade?

O ciclo de uma gravidez muitas vezes é uma fase complexa e até mesmo surpreendente para algumas novas mamães, é algo inesperado.

Só que mesmo sem contribuir para o INSS há muito tempo, as futuras mamães podem voltar a pagar contribuições quando já estão grávidas.

Continue lendo:

https://patriciabonetti.jusbrasil.com.br/artigos/1301960943/contribui-para-o-inss-apos-o-inicio-da-gravidez-ainda-tenho-direito-ao-salario-maternidade

O dinheiro da fiança pode ser recuperado pelo réu?

O artigo 337 do Código de Processo Penal assim leciona: “Se a fiança for declarada sem efeito ou passar em julgado sentença que houver absolvido o acusado ou declarada extinta a ação penal, o valor que a constituir, atualizado, será restituído sem desconto, salvo o disposto no parágrafo único do art. 336 deste Código”.

Continue lendo:

Como são recebidas as devoluções de créditos tributários?

Caso o contribuinte tenha efetuado o pagamento indevido de tributos, é possível que ele requeira a restituição desses valores, conforme estabelecido no artigo 165 do Código Tributário Nacional (CTN).

Continue lendo:

https://hielbert.jusbrasil.com.br/artigos/1302086283/como-sao-recebidas-as-devolucoes-de-creditos-tributarios

A necessidade de alteração no procedimento das empresas após o entendimento do STF de liberar da sucumbência quem tem justiça gratuita!

Por 6 votos a 4 o STF decidiu que o empregado, caso tenha no processo, direito a gratuidade de custas, não necessitará pagar sucumbência nem valor de perícia caso seja derrotado total ou parcialmente em algum requerimento de seu processo.

A ação tinha como autor a PGR que atacava a obrigação imposta pela reforma que mesmo o trabalhador humilde caso perdesse o processo ou parte dele teria que pagar sucumbência a parte vencedora, quase sempre, a empresa.

Continue lendo:

https://direito24hs.jusbrasil.com.br/artigos/1301938518/a-necessidade-de-alteracao-no-procedimento-das-empresas-apos-o-entendimento-do-stf-de-liberar-da-sucumbencia-quem-tem-justica-gratuita

O que é preciso para configurar uma união estável? Caso Luiza Brunet

Nas relações contemporâneas está cada vez mais difícil identificar o que é um namoro simples de uma união estável.

Diante das diversas formas de relacionamento existentes, cada situação deve ser analisada de forma individual, não existe uma “receita de bolo” para determinar se o casal possui um namoro ou uma união estável.

Os requisitos da união estável estão previstos na legislação são: a) convivência pública; b) convivência continua e duradoura; c) relacionamento com objetivo de constituição de família. O STF entende pela a existência de união estável, como entidade familiar, também entre pessoas do mesmo sexo.

Continue lendo:

https://giovannamarquesadv.jusbrasil.com.br/artigos/1301452925/o-que-e-preciso-para-configurar-uma-uniao-estavel-caso-luiza-brunet

Ex-marido não é INSS, diz juiz ao negar pedido de pensão a mulher

Ex-cônjuge não é órgão previdenciário e por isso não tem o dever de pagar benefícios relacionados à saúde. Com esse entendimento, em uma ação de divórcio, o juízo da 2ª Vara Cível de Cabo de Santo Agostinho (PE) negou pedido de uma mulher para que seu ex-marido lhe pagasse pensão.

A autora é portadora de lúpus, uma doença autoimune, crônica e irreversível que causa inflamações em diversas partes do corpo. Incapacitada para o trabalho, ela recebia auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, há cerca de dois anos, o benefício lhe foi negado.

Continue lendo:

https://pautajuridicabr.jusbrasil.com.br/noticias/1301870638/ex-marido-nao-e-inss-diz-juiz-ao-negar-pedido-de-pensao-a-mulher

Vídeo: em júri, promotor do PR diz que está "cagando" se ofende advogado

A atuação do promotor de Justiça João Milton Salles no Tribunal do Júri de Curitiba nesta terça-feira (19/10) acabou viralizando nas redes sociais e circulando em grupos de WhatsApp de advogados.

Ao fazer a sustentação oral em um caso de homicídio qualificado, o membro do Ministério Público não gostou de ser questionado pelo advogado Luis Gustavo Janiszewski sobre comentários que ele fez a respeito de uma advogada que participou do caso.

Continue lendo:

https://doutoradevogado.jusbrasil.com.br/noticias/1301870218/video-em-juri-promotor-do-pr-diz-que-esta-cagando-se-ofende-advogado

STF derruba normas da Reforma Trabalhista que restringiam acesso gratuito à Justiça do Trabalho

O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou regras da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) que determinavam o pagamento dos honorários periciais e advocatícios por beneficiários da justiça gratuita, caso perdessem a ação, mas obtivessem créditos ​suficientes para o pagamento dessas custas em outra demanda trabalhista. Também por maioria, foi considerada válida a imposição do pagamento de custas pelo beneficiário da justiça gratuita que faltar à audiência inicial e não apresentar justificativa legal no prazo de 15 dias.

Continue lendo:

https://ponto-juridico.jusbrasil.com.br/noticias/1301904009/stf-derruba-normas-da-reforma-trabalhista-que-restringiam-acesso-gratuito-a-justica-do-trabalho

O que faz uma pessoa ser considerada usuária de drogas e quais as consequências práticas?

Há um senso comum de que, após 6 gramas de entorpecente, você já é automaticamente traficante, ou de que, se você é flagrado próximo a uma escola, ou então dentro de um ônibus indo de um município/estado a outro, também já é enquadrado dessa forma.

Ocorre que a diferenciação é mais complicada, mas depende muito de analisar o caso concreto para saber se de fato o indivíduo é traficante ou mero usuário.

Continue lendo:

https://civelcriminal.jusbrasil.com.br/artigos/1302061639/o-que-faz-uma-pessoa-ser-considerada-usuaria-de-drogas-e-quais-as-consequencias-praticas

É possível acumular aposentadoria e pensão por morte pagas pelo INSS?

Sim, é possível receber os benefícios de APOSENTADORIA e PENSÃO POR MORTE, porém, há limites.

⚠Atenção: Se os benefícios foram concedidos antes da Reforma da Previdência (13/11/2019), ambos serão recebidos o valor integral.

Agora, para os benefícios concedidos após 13/11/2019, nos casos em que a lei permitir acúmulo de benefício, serão pagos 100% do benefício de maior valor a que a pessoa tem direito, mais um percentual da soma dos demais.

Continue lendo:

https://mayarahh.jusbrasil.com.br/artigos/1302063934/e-possivel-acumular-aposentadoria-e-pensao-por-morte-pagas-pelo-inss

Plano de saúde deve custear cirurgia de urgência independentemente de carência

Recentemente o TJ/ES analisou situação que se repete à exaustão no Brasil: a discussão sobre carências em atendimentos por planos de saúde.

Nesse caso, uma paciente deu entrada no hospital com fortes dores, tendo sido diagnosticada com apendicite, demandando cirurgia de urgência.

O plano de saúde rejeitou o tratamento, sob o argumento de que ainda não havia sido superado o prazo de 120 (cento e vinte dias) de carência, previsto contratualmente.

Continue lendo;

https://lbmadvogados.jusbrasil.com.br/artigos/1302064072/plano-de-saude-deve-custear-cirurgia-de-urgencia-independentemente-de-carencia

O Direito de Família e a guarda dos animais

 

As modificações contemporâneas nas estruturas familiares, e o crescimento do número de adoções de animais de estimação exigem da legislação brasileira adequação para lidar com as demandas levas a apreciação do Poder Judiciário. Em caso de dissolução do vínculo matrimonial, quem ficará com o animal de estimação?


Continue lendo:

“Não é possível termos bares abertos e fóruns fechados”, diz Santa Cruz sobre retorno presencial nos tribunais

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, protocolou, na terça-feira (19), um ofício no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) requerendo ao presidente do colegiado, ministro Luiz Fux, que analise a pertinência em determinar o retorno as atividades presenciais nos tribunais, compreendendo seus servidores e magistrados, sem restrições nos horários de atendimento, incluindo a realização de audiências e sessões de julgamento neste formato.

Continue lendo:

https://advogadodigitalbr.jusbrasil.com.br/noticias/1301870330/nao-e-possivel-termos-bares-abertos-e-foruns-fechados-diz-santa-cruz-sobre-retorno-presencial-nos-tribunais

Print serve como prova judicial?

Depende! O Print Screen é um arquivo de imagem que pode ser adulterado com muita facilidade e por isso é considerado uma prova frágil. No entanto, a lei processual garante as partes o direito de utilizar todos os meios lícitos de prova, mesmo que não estejam especificados na legislação, como é o caso do Print Screen.

Continue lendo:

https://barbarayanka-adv4494.jusbrasil.com.br/artigos/1301974869/print-serve-como-prova-judicial

5 direitos que todo diabético tem e você precisa saber

Os direitos dos diabéticos passam pela conquista de medicamentos e direito à aposentadoria. Entenda como eles funcionam.

O diabetes é uma doença que afeta cada vez mais a população. Ela pode ocasionar problemas de saúde se não for controlada.

São mais de 12 milhões de brasileiros que sofrem com a doença e estima-se que esses números devam crescer nos próximos anos. A pessoa que sofre com o problema tem alguns direitos garantidos por leis. Isso facilita que possa cuidar de sua saúde.

Veja abaixo alguns direitos que o diabético tem!

Continue lendo:

https://patricialuyze.jusbrasil.com.br/artigos/1301929262/5-direitos-que-todo-diabetico-tem-e-voce-precisa-saber

STF derruba honorários de sucumbência em caso de justiça gratuita

Nesta quarta-feira, 20, o plenário do STF decidiu que são inconstitucionais dispositivos da reforma trabalhista, que fixam o pagamento de honorários periciais e sucumbenciais pela parte derrotada, mesmo que ela seja beneficiária da justiça gratuita.

Continue lendo:

https://enviarsolucoes.jusbrasil.com.br/noticias/1301870698/stf-derruba-honorarios-de-sucumbencia-em-caso-de-justica-gratuita

Prejuízos da reforma da previdência na renda mensal inicial da aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é o benefício concedido pelo INSS aos segurados que, por alguma circunstância, encontram-se incapacitados de modo permanente para desempenhar suas atividades profissionais e não estejam aptos a reabilitação profissional.

Após a Reforma da Previdência, ocorrida pela Emenda Constitucional Nº 103/2019, a aposentadoria por invalidez passou a ser chamada de “aposentadoria por incapacidade permanente”, tendo significativa alteração prejudicial ao trabalhador, no que diz respeito a renda mensal inicial.

Continue lendo:

https://dalilacristinmarconliston.jusbrasil.com.br/artigos/1301924528/prejuizos-da-reforma-da-previdencia-na-renda-mensal-inicial-da-aposentadoria-por-invalidez

Direito de Preferência do inquilino na compra do imóvel: existe?

 

Saiba o que é direito de preferência e o que é necessário para que o locatário consiga exercê-lo de forma válida. Entenda se o locatário precisa comprovar capacidade financeira para exercer o direito de preferência e se este direito é igual ao direito de preferência em condomínio.



Continue lendo:

Remoção por motivo de saúde: quais os direitos do servidor público em caso de depressão?

A remoção por motivo de saúde é um benefício previsto no estatuto do servidor público federal (Lei nº 8.112/90) e reproduzido pela maioria dos estatutos de servidores estaduais e municipais.

Esse benefício dá direito ao servidor de ser removido sempre que o seu deslocamento for necessário para o cuidado da própria saúde ou de seus dependentes.

Continue lendo:

https://sergiomerola85.jusbrasil.com.br/artigos/1301880573/remocao-por-motivo-de-saude-quais-os-direitos-do-servidor-publico-em-caso-de-depressao

Redução da capacidade laborativa e reabilitação profissional: compreenda

O que acontece quando o trabalhador enfrenta problemas de saúde que comprometem seu trabalho?

Essa é uma pergunta importantíssima, que merece atenção especial dos operadores do Direito. Ainda mais se levarmos em conta a crise sanitária do Covid-19, que levou a discussão sobre saúde para outros patamares.

Profissionais jurídicos precisam entender corretamente os institutos de Direito Previdenciário. A redução da capacidade laborativa acontece frequentemente, e é também comum que a população brasileira não saiba bem o que fazer quando ela ocorre. De fato, muitas pessoas sequer sabem o que é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Continue lendo:

https://blog.jusbrasil.com.br/artigos/1294631870/reducao-da-capacidade-laborativa-e-reabilitacao-profissional-compreenda

Advogados e estudantes: 32 conteúdos para aperfeiçoar sua atuação no segmento jurídico hoje mesmo

Se você optou pela advocacia, sabe que buscar a excelência é um diferencial importante para se destacar dos demais. Afinal, não é mais novidade: o mercado jurídico está saturado e para alcançar o sucesso você precisa investir na constante qualificação do seu exercício da advocacia.

Por isso, selecionamos 32 materiais de estudo para você imergir e compreender na prática como aperfeiçoar a sua atuação no segmento jurídico hoje mesmo.

Continue lendo:

https://blog.jusbrasil.com.br/artigos/1301909663/advogados-e-estudantes-32-conteudos-para-aperfeicoar-sua-atuacao-no-segmento-juridico-hoje-mesmo

Remoção por motivo de saúde: quais os direitos do servidor público em caso de depressão?

A remoção por motivo de saúde é um benefício previsto no estatuto do servidor público federal (Lei nº 8.112/90) e reproduzido pela maioria dos estatutos de servidores estaduais e municipais.

Esse benefício dá direito ao servidor de ser removido sempre que o seu deslocamento for necessário para o cuidado da própria saúde ou de seus dependentes.

Vou explicar como funciona esse procedimento usando dois exemplos hipotéticos.

Se João, servidor público do INSS, tem uma doença grave na coluna, e na cidade onde está lotado não há médicos especialista naquele tipo de problema, ele poderá solicitar a remoção para uma cidade onde tenha agência do INSS e médicos capazes de atendê-lo.

Da mesma forma, se João tiver um filho especial e não houver médicos especialistas na região onde trabalha, ele poderá, também, pedir a remoção para que o filho tenha o tratamento adequado.

Continue lendo:

https://sergiomerola85.jusbrasil.com.br/artigos/1301880573/remocao-por-motivo-de-saude-quais-os-direitos-do-servidor-publico-em-caso-de-depressao?