É de conhecimento de todo o povo barcarenense que vivemos o suprassumo da insatisfação com o valor da tarifa cobrado pela água que recebemos, bem como pela qualidade dos serviços prestados pela Concessionária ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO. Há cerca de uns 45 dias a referida concessionária reduziu as interrupções no fornecimento de ar e aumentou o fornecimento de água, bem como a mesma está vindo sem a lama, que era fornecida conjuntamente com o ar, e que pagávamos como se água fosse, tudo isso graças as denúncias diárias e frequentes que foram feitas em todas as redes sociais.
Nossos problemas são antigos! Antes de a prefeitura de Barcarena dar esse presente financeiro para a ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO, tivemos o fornecimento de água feito pela estatal COSANPA e depois por mais 3 permissionárias, até chegarmos á tão famigerada ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO...
A antecessora da ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO foi a empresa ALFALIX AMBIENTAL LTDA. Tal qual a ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO, a ALFALIX também chegou para dilapidar os salários dos barcarenenses.
Lembro-me
que em julho de 2011 o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de
Defesa dos Consumidores, recebeu um abaixo assinado feito por consumidores de
Vila dos Cabanos, onde os mesmos demonstravam de forma cristalina e inequívoca suas
insatisfações com a tal ALFALIX, pois a referida permissionária lançou um
reajuste de 123% nas faturas de água e isso gerou descontentamento coletivo.
Em consequência, o MP ajuizou ação cautelar preparatória de ação civil pública em desfavor da ALFALIX e a justiça deferiu liminar em favor dos consumidores determinando a imediata suspensão do reajuste de 123%, determinando que a empresa voltasse a cobrar o valor anterior, que era de R$ 26,72 por 20 M3 , proibiu qualquer corte no fornecimento de água por falta de pagamento das faturas reajustadas em 123%, além de ordenar a religação de água sem a cobrança de multas ou juros.
Diante do exposto acima, conclui-se que atualmente nossa situação é imediatamente pior em relação à ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO e, no entanto, os consumidores estão inertes, parados, sem fazer nada em defesa de seus direitos.
Recebíamos 20 metros cúbicos de água por R$ 26,72. Agora recebemos 10 metros cúbicos por R$ 100,00... A taxa de cobrança de religação tem aumento progressivo, ou seja, aumenta 2 ou 3 vezes ao ano. Se a Equatorial cortar a energia do consumidor, o mesmo paga R$ 10,00 para religar. Se cortarem a água, o consumidor tem que desembolsar R$67,64 para que a ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO faça o reestabelecimento do fornecimento, isso sem contar outras situações abusivas que são praticadas pela referida concessionária e que lesam os direitos dos consumidores, amplamente defendidos no Código de Defesa dos Consumidores (Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990).
Em suma: precisamos nos unir novamente e tomar uma atitude pautada dentro da legalidade e com amparo do Ministério Público, precisamos denunciar nos sites Reclame Aqui, Gov.Br, Patrulha do Consumidor, dentre outros.
Proponho que façamos uma grande reunião com os consumidores para debatermos a situação e tirarmos encaminhamentos para debatermos e encontrarmos solução para esse grande problema que todos nós estamos vivendo... E não adianta pedir apoio para nossos representantes, especialmente em período que antecede as eleições municipais, será o mesmo que tentar misturar óleo com água!
Não vamos deixar a a COP30 abafe nossos problemas...
Um
ótimo final de semana a todos...
Alberto
Duarte
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