O
município de Barcarena, que abriga duas importantes plantas industriais, as
quais são responsáveis por parcela significativa dos recursos tributários que
se destinam aos cofres públicos, belas praias, dentre outros atrativos,
não passará despercebido pelos líderes mundiais que visitarão a capital do Pará,
por ocasião da 30ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a tão falada COP
30.
O
município do alumínio, como popularmente alguns o conhecem, foi desmembrado da
região metropolitana de Belém desde 1943. Contudo, em março de 2023, a
Assembleia Legislativa do Pará o reintegrou à referida região, consequentemente
transformando-o em uma opção de visitas para os líderes mundiais que virão para
a COP 30.
É
imperioso que façamos uma pequena, mas importante reflexão: estamos realmente
em condições de nos mostrarmos aos líderes mundiais como um exemplo em meio
ambiente?
Faço a
pergunta acima, tendo em vista que não podemos falar em meio ambiente sem falar
em vida. E vida necessita, prioritariamente, de água, água boa, tratada, pronta
para o consumo humano.
Infelizmente
estamos há mais de 10 anos vivendo à mercê da conveniência da Concessionária
ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO, que em 5 de fevereiro de 2014, através do contrato de
concessão de nº 02.117/2014, recebeu um PRESENTE do município de Barcarena: ser
responsável pela captação e distribuição de água, bem como pela captação e
tratamento de esgoto e ficar trilionária nos 30 anos de concessão...
Barcarena
sofre todos os dias com falta d’água e/ou com o fornecimento de água suja,
imprópria para cozinhar, lavar roupas e para banho. Desde o último dia 12 de
maio estamos recebendo água totalmente suja! Á água que temos é a que se
encontra armazenada nas caixas d’água.
Quando
o consumidor entra em contato com o SAC da Concessionária, através do telefone 0800
933 1000 recebe a informação que não há registro de nenhuma anormalidade no
sistema e que o abastecimento está 100% com água potável e pronta para o
consumo humano. É aberto uma ordem de serviços e dentro de 2 ou 3 dias uma
equipe comparece à residência do consumidor e constata que o problema não
existe. Ocorre que 2 ou 3 dias é o tempo suficiente para a concessionária
corrigir a falta d´água ou de água suja e mandar a equipe única e tão somente
para constatar que a reclamação do consumidor não tem fundamento...
Tais
problemas tem gerado muitas denúncias, seja nas redes sociais, seja para o Ministério
Público Estadual, em audiências públicas que estão ocorrendo em todo o
município, inclusive a última ocorrerá em Barcarena Sede no próximo dia
29/05/2024.
No dia
de hoje, 20/05/2024, como forma de abafar e camuflar suas falhas, a
concessionária veiculou através de seu site na internet, que o Bairro Pedreira
em Barcarena Sede está com 80% de obras concluídas para que os moradores tenham
água potável e esgoto tratado. Trata-se de uma publicação enganosa, cujo
objetivo é demonstrar algo que, na prática, não existe, um sofisma, ou simplesmente,
fake news... Chego a ter pena desses consumidores, pois assim que tiverem seus
imóveis ligados à rede da concessionária passarão a destinar parcela significativa
de seus ganhos salariais para dar pra concessionária, pois a mesma cobra
caríssimo pela água suja e pelo ar que fornece. Este últomo disfarçado de água.
Não
posso deixar de citar que todos os consumidores devem dirigir-se ao escritório
da concessionária e exigir abatimento na fatura de água, pois estamos há 8 dias
(13, 14, 15 ,16 ,17 ,18 ,19 e 20/05/2024) recebendo água suja. Estamos
amparados pelo Código de Defesa do Consumidor – Lei Federal nº 8.078 de 11 de
setembro de 1990.
Obs.: Quando
a água não está suja, está muito fraca e não consegue subir para a caixa d’água.
O fato
é que todos os dias a concessionária suspende o abastecimento de água 2 ou 3
vezes para que as tubulações fiquem com ar e quando for feito o
reestabelecimento do fornecimento os hidrômetros passem a girar em velocidade supersônica,
aumentando o faturamento da empresa, o que caracteriza, portanto,
enriquecimento sem causa, através de fraude aos consumidores.
QUANDO
ESTIVEREM SEM ÁGUA OU COM ÁGUA SUJA, LIGUEM PARA 0800 933 1000 E ANOTEM A DATA
DA LIGAÇÃO, NOME DO ATENDENTE E Nº DO PROTOCOLO. ISSO SERÁ NECESSÁRIO EM CASO
DE TERMOS QUE ENTRAR COM UMA AÇÃO COLETIVA NA JUSTIÇA CONTRA A CONCESSIONÁRIA.
Um forte
abraço e uma boa noite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário