Após dar o primeiro passo e decidir empreender, é importante que você formalize a sua empresa através da criação de um CNPJ.
O CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, representado através de um número único que identifica a sua empresa. É como se fosse o CPF do seu negócio!
Nesse cadastro constam diversas informações como o nome da empresa, endereço, data de abertura, descrição da atividade exercida, situação cadastral na Receita e demais dados que são de interesse do Fisco.
Em um primeiro momento você pode pensar que é muita burocracia para o seu negócio, mas saiba que o simples fato de possuir um CNPJ te trará diversos benefícios!
O primeiro deles é a drástica redução na carga tributária. Enquanto pessoa física, todos os ganhos obtidos através do seu negócio serão vistos pelo Fisco como rendimentos e estarão sujeitos à incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física. Logo, qualquer ganho acima de R$ 4.664,68 será tributado em 27,5%.
No entanto, caso opte pela abertura de um CNPJ e tenha um bom planejamento financeiro, os seus ganhos serão considerados como faturamento da sua empresa e não sofrerão a incidência do IRPF.
Vale destacar que os valores repassados à sua conta física serão considerados rendimentos para o Fisco e deverão constar na sua Declaração Anual de IRPF. No entanto, a tributação sobre esses valores será mínima ou inexistente, dependendo das demais informações prestadas.
Além disso, a abertura de um CNPJ te proporcionará uma maior visibilidade no mercado, uma vez que a maioria dos fornecedores negociam apenas de empresa para empresa, já que elas emitem Nota Fiscal.
E esse é mais um benefício para o seu negócio! As Notas são documentos essenciais para registrar suas vendas. Sem elas, não é possível fazer os cálculos de rendimento, que são necessários para recolher impostos e fazer a demonstração de renda para a Receita Federal, além de trazer maior segurança para o seu cliente.
Com um CNPJ ativo, você também contribui para a previdência social e garante o seu direito à aposentaria.
Existe ainda o fator humano! A formalização da sua empresa permite que você faça o devido registro dos seus funcionários, garantindo a eles todos os direitos trabalhistas previstos na legislação.
Por último, mas não menos importante, a abertura de um CNPJ para sua empresa facilita a obtenção de empréstimos junto às Instituições Financeiras e possibilita o pagamento com juros menores do que os empréstimos de pessoas físicas.
Além disso, existe também a possibilidade de financiamentos para compras de máquinas e melhorias na infraestrutura do seu negócio!
Viu só?! Um simples ato pode trazer diversos benefícios para você e garantir maior segurança jurídica para a sua empresa!
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário