Você sabia que o tema ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA foi o tema que mais caiu em Direito Constitucional no exame da ordem unificado, desde que o mesmo se tornou unificado ?
Foram 37 QUESTÕES divididos em 26 EXAMES DA ORDEM.
Dito isso: seguem cincos enunciados considerados corretos pela FGV acerca do tema:
01. O Município Alfa, situado no Estado Beta, negou-se a apresentar contas anuais de numerosos exercícios ao Tribunal de Contas do referido Estado. Convencido de não se tratar de meros equívocos, mas sim de tentativa de dissimular uma série de irregularidades administrativas, o Governador do Estado Beta encaminhou a questão à Procuradoria do Estado, a fim de saber se a situação ensejaria uma intervenção. A Procuradoria de Beta, após análise da Constituição Federal, informou corretamente que o caso enseja a intervenção estadual por decreto do próprio Governador de Beta, sendo o referido ato necessariamente dirigido, posteriormente, à Assembleia Legislativa de Beta, para que realize o devido controle político.
02. No Município X, foi editada lei proibindo a queima da palha de cana-de-açúcar e o uso do fogo em atividades agrícolas. Tal diploma legal foi, então, impugnado pelo sindicato patronal representante dos produtores de álcool da região, ao argumento de que a municipalidade não detém competência para dispor sobre o assunto. A partir do caso enunciado, com base no texto constitucional, é correto afirmar que a lei municipal é constitucional, eis que os Municípios possuem competência para dispor sobre a proteção do meio ambiente e o controle da poluição, no limite de seu interesse local e em harmonia com a disciplina estabelecida pelos demais entes federados.
Leia mais:
https://escolajorgefrotaprofessor.jusbrasil.com.br/artigos/1563372043/direito-constitucional
Nenhum comentário:
Postar um comentário