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sexta-feira, 6 de maio de 2022

Direito à Educação ao Portador de Transtorno Espectro Autista: Uma Análise Sob a Luz da Legislação Vigente ao Direitos Humanos.

 

1. Introdução

O presente trabalho tem com fins realizar uma análise sobre o direito a inclusão da pessoa portadora de Transtorno Espectro Autista, no âmbito escolar, visando ensino regular e o especializado.

No capítulo primeiro é realizado um desenvolvimento no contexto histórico, demostrando a difícil realidade das crianças que recebiam os mais diversos tipos de diagnósticos, os estudos realizados pelos psiquiatras pioneiros no campo do autismo e sua modificação ao longo do tempo, demostrando a pesquisa realizada pelos dois principais psiquiatras e pesquisadores sobre o assunto, sendo Leo Kaner e Hans Asperger.

Já no segundo capítulo é realizando um levamento das normas judiciais que realizam a proteção da inclusão escolar dos alunos portadores de Transtorno Espectro Autista, em primeiro momento é demostrado esse direito expresso através da Constituição Federal de 1988, através do seu artigo 205 há 208, no qual se refere a ao direito a educação.

Sendo analisado a LDBLei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional, na qual através dos princípios dispostos na Constituição Federal, tem a função de regulamentar o sistema educacional brasileiro, sendo ele público e privado.

No ano de 2012, através de um grupo de pais ativos na ação do autismo, foi aprovado a lei 12.764/2012, a lei apresenta garantias a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Conhecida popularmente como Lei Berenice Paina, sendo a primeira lei Brasileira a ser desenvolvida através de uma incentiva popular. O nome é em homenagem a Berenice, uma das ativistas e a frente do movimento, qual ajudou a formular todo contexto o texto da lei, sendo levado dois anos para sua elaboração.

O Direito a Educação é um dos princípios básicos defendido com honra pelo Direitos Humanos após a Segunda Guerra Mundial, tendo como função a inclusão social de todas as pessoas ao âmbito escolar diminuindo drasticamente a guerra pelo mundo, o Estatuto da Criança e Adolescente, qual tem como função proteger e visar um saudável desenvolvimento em sociedade e pessoal, de toda criança e adolescente, diz claramente em seus artigos a importância do direito a educação, além de assegurar o mesmo.

2. Fundamentação Teórica

O trabalho analisa as leis vigentes no país capaz de suprir as necessidades da pessoa portadora de TEA em relação ao seu direito escolar.

Sendo colocado em questão a Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional ( LDB), Lei 12.764/2012, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA) e Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisando onde cada ordenamento jurídico se encaixa no direito a Educação

Bem como as pesquisas realizadas pelos dois maiores pesquisadores e psiquiatras sobre o assunto, sendo Leo Kaner e Hans Asperger.

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https://mariabrasero.jusbrasil.com.br/artigos/1488149254/direito-a-educacao-ao-portador-de-transtorno-espectro-autista-uma-analise-sob-a-luz-da-legislacao-vigente-ao-direitos-humanos

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