A primeira coisa que temos que entender é que: a política de devolução e reembolso não é uma opção, e sim uma obrigação legal decorrente do CDC.
Mas, tudo bem! Aí você se pergunta: o cliente cancelou, e aí, o que eu faço?
Para tratar o cancelamento é necessário entender o que deu causa a ele. Escute e entenda bem o motivo do cancelamento, converse com seu cliente, faça perguntas, se necessário, e deixe com que ele se expresse.
Após entender o motivo, tenha em mente que o reembolso deve ocorrer basicamente em três casos:
- no prazo de arrependimento (7 dias após o recebimento do produto);
- produto com defeito;
- ou produto impróprio para consumo.
Se o produto não é defeituoso ou impróprio para consumo e o prazo de arrependimento se passou, você não precisa aceitar o reembolso.
Após entender o motivo, faça uma nova oferta ao cliente. Caso seja pertinente, aproveite e faça aquela oferta tentadora para resolver o problema e fazer com que ele desista do reembolso.
Outro ponto importante: lembre-se de sempre defender seu produto mostrando o valor que ele tem.
Por fim, ainda que o cliente prossiga com a solicitação de reembolso, mantenha contato com ele. Use o remarketing para informar novas promoções e fazer outras vendas para esse cliente!
Resumindo: escute e entenda o motivo do cancelamento, faça uma oferta tentadora, mostre o valor do seu produto, defenda ele e, mantenha contato mesmo após o cancelamento.
É importante lembrar que a política de reembolso é uma ótima forma para atrair clientes e aumentar as vendas, pois traz maior segurança ao consumidor.
Fonte:https://xisto-adv6193.jusbrasil.com.br/artigos/1483899092/compra-cancelada-pelo-cliente-o-que-fazer
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