Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

sábado, 2 de abril de 2022

Você sabe como e por que desmembrar um terreno?

Conseguiu um terreno do tamanho ideal para construir uma casa, ou herdou um terreno imenso com vários outros herdeiros, ou vendeu uma parte do terreno, são situações que acontecem com muitos brasileiros diariamente.


E para facilitar a vida de todos e evitar transtornos podemos recorrer a um recurso que hoje em dia é muito utilizado pelas construtoras e incorporadoras: o desmembramento de área.

Afinal, o que é o desmembramento de terrenos?

Desmembramento é a separação de um terreno em dois, ou até mais terrenos. Ou seja, é a subdivisão de um terreno em mais de uma parte habitável, as chamadas glebas, de acordo com as dimensões mínimas exigidas pelo município e sem a necessidade de criar, modificar ou ampliar logradouros e vias já existentes.

É importante entender que o desmembramento dos terrenos segue legislações específicas em cada município e as dimensões devem seguir um cálculo mínimo para que a subdivisão seja permitida, de acordo com o plano diretor.

Quais são os benefícios de desmembrar um terreno?

O desmembramento pode ser uma ótima opção para quem construiu uma residência adicional no lar, mas ainda não fez a devida regularização, podendo, por exemplo, vender o imóvel adicional com mais facilidade.

O IPTU pode ter menor custo, uma vez que é calculado de acordo com as dimensões totais do terreno. Ou seja, quanto maior for o terreno, mais caro o imposto a ser cobrado pelo município.

Continue lendo:

Nenhum comentário: