Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

terça-feira, 5 de abril de 2022

Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais: uma análise acerca da responsabilidade civil dos empregadores

 

  1. INTRODUÇÃO

O estudo da responsabilidade do empregador nos acidentes de trabalho é relevante tanto para os empregadores e trabalhadores quanto para a sociedade em geral, eis que o conhecimento da origem e desenvolvimento dos acidentes de trabalho e da responsabilidade civil é de extrema importância para a aplicação do direito neste âmbito.

O trabalho existe desde os primórdios das civilizações, todavia, com o passar dos séculos e, consequentemente, com a evolução da sociedade, parte dessa história ficou perdida, razão pela qual se tem poucas informações acerca do seu surgimento e desenvolvimento. Porém, é possível afirmar que foi no período escravocrata que essa modalidade de trabalho, na qual figuram trabalhador e patrão, se ascendeu.

A responsabilidade civil, oriunda do Direito Romano, surgiu a partir das vinganças pessoais, cuja responsabilidade sem culpa era punida conforme a Lex XII Tabularum [1]. Essa garantia se desenvolveu até chegar na teoria instituída pelo Código Napoleônico, que instituiu o conceito básico de responsabilidade civil extracontratual, tendo como escopo a culpa efetiva que, posteriormente, inspirou diversas legislações no mundo, incluindo o Código Civil de 1916 [2].

Continue Lendo:

https://marcioalansegundo.jusbrasil.com.br/artigos/1448220334/acidentes-de-trabalho-e-doencas-ocupacionais-uma-analise-acerca-da-responsabilidade-civil-dos-empregadores

Nenhum comentário: