Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Como fica a despesa com pessoal após as novas alterações constitucionais e legais.

 

1- Introdução

Considerando que os serviços públicos são realizados, fundamentalmente, por pessoas, a despesa laboral é a que mais pesa no orçamento público. Afinal, a saúde, a educação, a segurança, a assistência social são possíveis através do labor de professores, médicos, policiais, assistentes sociais e, em bem menor nível de gasto continuado, por recursos como prédios, viaturas, computadores, tratores, britadeiras, entre outros equipamentos.

Leia mais:

https://ftoledojr14.jusbrasil.com.br/artigos/1279099149/como-fica-a-despesa-com-pessoal-apos-as-novas-alteracoes-constitucionais-e-legais 

Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor às relações jurídicas estabelecidas no âmbito de empreendimentos habitacionais promovidos por sociedades cooperativas

 

O texto cuida da incidência do Código de Defesa do Consumidor nas relações jurídicas estabelecidas no âmbito de empreendimentos habitacionais desenvolvidos por cooperativas.

Em primeiro lugar, importa saber que, segundo a legislação, reputam-se instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que exerçam, de forma principal ou acessória, atividade bancária[1].

Para tais fins, considera-se atividade bancária a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, além da custódia de valores de propriedade de terceiros. 

Leia mais:

https://aesn.jusbrasil.com.br/artigos/1279115336/aplicabilidade-do-codigo-de-defesa-do-consumidor-as-relacoes-juridicas-estabelecidas-no-ambito-de-empreendimentos-habitacionais-promovidos-por-sociedades-cooperativas 

Aplicativo de transporte é condenado a indenizar passageira por má conduta de motorista

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve a sentença que condenou a Uber do Brasil Tecnologia a indenizar uma passageira devido à conduta do motorista. O Colegiado concluiu que a plataforma tem responsabilidade pelo mau atendimento.

Leia mais:

https://fale-aloconsumidor7985.jusbrasil.com.br/noticias/1279092137/aplicativo-de-transporte-e-condenado-a-indenizar-passageira-por-ma-conduta-de-motorista 

Plano de saúde pode ser cancelado por falta de pagamento?

 

Entenda em quais casos a operadora de planos de saúde pode suspender ou rescindir o contrato do seu beneficiário por falta de pagamento e também como fica essa situação durante a pandemia.

Leia mais:

 https://guastijamilly.jusbrasil.com.br/artigos/1279072440/plano-de-saude-pode-ser-cancelado-por-falta-de-pagamento

O Tribunal do Júri na Justiça Militar

O Superior Tribunal Militar, debruçando-se sobre o habeas corpus 7000244-79.2021.7.00.0000/RJ, interposto pela Defensoria Pública da União, com o pedido de que, “tratando-se de crime doloso contra a vida, fosse declarada a incompetência da Justiça Militar da União para o processo e julgamento do feito, cabendo o deslocamento para a Justiça comum”, não conheceu do recurso em face da preliminar arguida pelo Ministério Público, da ocorrência de supressão de instância, visto que o pedido pendia de análise perante o juízo a quo.

Leia mais:

https://j1c2a3.jusbrasil.com.br/artigos/1279098461/o-tribunal-do-juri-na-justica-militar 

A aplicação imediata do novo artigo 70, parágrafo quarto, do CPP

 

Em razão da aplicabilidade imediata da norma processual nova, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou a competência do juízo criminal do Rio de Janeiro – domicílio da vítima – para analisar um caso de estelionato praticado mediante depósito de dinheiro na conta bancária dos criminosos.

A decisão – que seguiu o voto da relatora, ministra Laurita Vaz – levou em consideração o artigo 70, parágrafo 4º, do Código de Processo Penal, introduzido pela Lei 14.155/2021, segundo o qual, nos crimes previstos no artigo 171 do Código Penal, quando praticados por meio da rede bancária (mediante depósito ou transferência de valores, por exemplo), a competência será definida pelo local do domicílio da vítima. Havendo pluralidade de vítimas, a competência deverá ser determinada pela prevenção. 

Leia mais:

https://rogeriotadeuromano.jusbrasil.com.br/artigos/1279096631/a-aplicacao-imediata-do-novo-artigo-70-paragrafo-quarto-do-cpp