![]() |
Foto: Face Book do vereador Luiz Leão |
Na manhã desta sexta-feira, 17/11/2023 fui surpreendido, nas redes sociais, com a veiculação da notícia da filiação do vereador Luiz da Costa Leão ao Partido dos Trabalhadores (PT). Diante de tal notícia, me veio à mente alguns questionamentos e considerações, que abaixo passo a compartilhar com vocês, caros leitores:
Preliminarmente parabenizo ao vereador por ter tido sua filiação acatada pelo PT. Em segundo lugar, porem não menos importante, gostaria de salientar que o referido vereador, aos 59 anos de idade, se encontra em seu sexto mandato.
Pelo que se pode extrair nas mídias e diretamente através dos apoiadores de Leão, o mesmo está avidamente se articulando na tentativa de conquistar apoiadores e simpatizantes para "TENTAR" assumir o poder em Barcarena, em substituição ao atual prefeito, bem como vem alardeando aos 4 cantos que conta com o apoio do Senador Beto Faro (PT) e da esposa do Senador, a Deputada Federal Dilvanda Faro, também pertencente ao PT.
Resta-nos saber se a tal intenção de Leão é realmente se candidatar ao cargo de prefeito de Barcarena ou utilizar-se do apoio que ora dispõe para fazer do mesmo uma correia de transmissão política e barganhar com o mandatário atual do cargo, Renato Ogawa.
Independentemente da intenção de Leão, acredito que o mesmo deve mudar alguns paradigmas na sua postura pessoal e política. Não é segredo pra nenhum eleitor de Barcarena que o vereador Luiz Leão é quase inacessível à população, fato que acredito não ser de conhecimento de seus apoiadores, em Brasília. Leão somente se torna acessível quando se avizinham as eleições municipais.
Aliás, este mérito não é exclusivo de Luiz Leão! Parece ser uma cartilha editada por alguns detentores do poder concedido pelo povo. É que após eleitos, muitos optam por se isolar dos eleitores. Existe uma verdadeira bolha em torno de alguns mandatários do poder, para que ninguém se aproxime dos mesmos, salvo em vésperas de eleições...
Costumo dizer que os eleitores deveriam fazer valer o que diz o Parágrafo único da Constituição Federal de 1988: " TODO O PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS OU DIRETAMENTE, NOS TERMOS DESTA CONSTITUIÇÃO". O dia em que os eleitores brasileiros entenderem a essência deste parágrafo da nossa Constituição Federal, muitas coisas irão mudar...
Em função dessa barreira que há entre Leão e eleitores, muitos apostavam que o mesmo não seria reeleito na última eleição em que participou. Mas, contrariando a opinião popular, Leão ainda conseguiu 1.360 votos (1,92%) dos votos válidos e ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Barcarena, atualmente fazendo uma oposição ao atual prefeito.
Por outro lado me paira outra dúvida na mente: o atual prefeito é o SUPRASSUMO da administração de Barcarena, para o governador do Estado, e o governador está em total harmonia com o presidente da República, que por sua vez está alinhado com Beto e Dilvanda Faro.
Diante disso, como fica a situação de Leão no PT ao se colocar como oposição de Ogawa e supostamente candidatar-se a prefeito de Barcarena, disputando com Ogawa?
Por isso é que me paira esse questionamento: Leão quer mesmo ser prefeito de Barcarena ou está simplesmente utilizando-se do suposto apoio que ora possui junto ao casal faro, ou quer barganhar tal situação, seja financeira ou politicamente, com Ogawa?
Alberto Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário