Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Taxa de juros remuneratórias aplicadas pelas instituições financeiras e a abusividade a luz da jurisprudência do STJ.

INTRODUÇÃO

Muito se questiona acerca das questões ligadas a taxas de juros aplicadas pelo sistema financeiro principalmente quando se expõe a respeito dos elevados índices impostos nas contratações de empréstimos.

É justificável tal abordagem quando se leva em conta de que a taxa de juros está ligada diretamente a investimentos e a estabilidade da economia, que por sua vez podem incentivar a poupança, retirando o dinheiro de circulação, ou mesmo, incentivar investidores aplicarem o seu capital, na tentativa de gerar ainda mais renda, em diversos meios possíveis.

Continuando, de certa forma as instituições financeiras gozam de ampla liberdade para aplicarem taxas de juros remuneratórios, visto que não há no mercado brasileiro norma jurídica que socorra os consumidores/empresários de fugirem dos altos índices impregnados pelos bancos.

Leia mais:

https://rodrigoaltoe-direito148672.jusbrasil.com.br/artigos/1671475495/taxa-de-juros-remuneratorias-aplicadas-pelas-instituicoes-financeiras-e-a-abusividade-a-luz-da-jurisprudencia-do-stj

Nenhum comentário: