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quinta-feira, 19 de maio de 2022

Drogas e o comprometimento no processo escolar

INTRODUÇÃO

O crescimento do uso de drogas lícitas e ilícitas em meio social e escolar tornou-se atrativo já que sua clientela é composta por muitos jovens.

A escola é uma das instituições de Educação como direito de todos que garante o acesso e a permanência das crianças e adolescentes, mas que vivencia a realidade das drogas em seu interior. (RABELO, 2014)

O início da ingestão de drogas inicia-se no período pré-natal com as drogas lícitas e também as ilícitas, onde aquelas são os remédios prescritos por obstetras ou ginecologistas que acompanham a gestante e as outras como bebidas alcoólicas e cigarro que o comprometimento vem a longo prazo, sem contar as drogas ilícitas que as gestantes fazem como maconha, crack.

A infância é tomada pela convivência de certas drogas ao presenciarem o comportamento de adultos fazendo uso de drogas lícitas que são aceitáveis pela sociedade, e na adolescência os jovens passam a ter motivação pelo uso de drogas ilícitas como a maconha devido ao convívio com um grupo de indivíduos em festas ou bares.

Corrobora-se que a escola muitas vezes trata a questão da droga como um tabu fechando os olhos e negando as crianças e adolescentes a informação necessário dos efeitos prejudiciais das drogas a saúde. (FERREIRA, 2013)

Diante deste cenário é de suma importância que no Regimento Escolar e no PPP (Projeto Político Pedagógico) haja a postulação de trabalhos pedagógicos de intervenção sensibilizadora em relação ao uso de drogas como como um diálogo mais difundido.

1 DROGAS ILÍCITAS E LÍCITAS

De acordo com CAVALCANTE (2000) o botânico Carl Lineu identificou a maconha como sendo uma planta do reino das Cannabis sativa que é usada em forma de cigarro através de suas folhas, os efeitos causados pelo seu uso e intensidade estão ligados a concentração de Tetraidrocanabinol – THC. Os efeitos são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia, diminuição de testosterona, com efeitos psíquicos variados como bem-estar inicial como relaxamento, calma e vontade involuntária de rir; passando para estágios de angústia, desespero, pânico e letargia, assim como perda de noção do tempo e de espaço com diminuição da memória e falta de atenção; onde o uso a longo prazo prejudicará o aprendizado e memorização da criança e do adolescente.

Já a cocaína é derivada da planta Erythroxylon coca, originária da Bolívia e Peru, onde esta pode ser usada através das vias intranasal, intravenosa e pulmonar e oral; o seu uso causa euforia e prazer, onde as pessoas que a utilizam vivenciam sensações de empoderamento mas, os efeitos duram pouco tempo e assim a pessoa entra em contato com a realidade e exprime a depressão e ansiedade para utiliza-la novamente, o qual gera um vício; destarte para que os efeitos são mais críticos se comparados a maconha, onde há a aceleração ou a diminuição do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação ou diminuição da pressão sanguínea, calafrios, náuseas e vômitos, além da perda de peso e apetite.

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https://camilarebela5003.jusbrasil.com.br/artigos/1504955034/drogas-e-o-comprometimento-no-processo-escolar


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