Como estruturar uma dissertação?
Para garantir uma correta progressão textual, a dissertação deve ser estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão. A dissertação é um texto em prosa, ou seja, é escrito em linhas e frases contínuas. É um tipo de texto que não sofre quebras como ocorre, por exemplo, nos poemas.
Saiba mais sobre prosa.
Entenda para que serve cada uma destas partes textuais.
Introdução de uma dissertação
Na introdução, o autor deve referir o assunto a ser abordado no corpo do texto, fazendo assim uma contextualização do tema de forma a realizar a abertura do assunto a ser apresentado.
É nessa parte do texto que devem ser expostos o assunto e o caminho a ser percorrido para defender determinado ponto de vista ou determinada opinião.
Saiba mais sobre introdução e veja exemplos de introdução.
Desenvolvimento de uma dissertação
O desenvolvimento é a parte do texto onde o autor deve apresentar suas ideias e pontos de vista; deve deixar claro seu posicionamento.
Em uma dissertação argumentativa, é no desenvolvimento que o autor deve dissertar sobre todos os argumentos, informações e ideias que permitam que a mensagem transmitida convença o leitor. É preciso que o porquê do posicionamento do autor fique claro.
Conclusão de uma dissertação
Na conclusão, o autor expõe as consequências do assunto problematizado no texto.
É importante referir que a conclusão não deve ser um resumo do que foi informado ao longo do texto.
Nessa etapa, é comum o autor sugerir ações que possam auxiliar ou até mesmo resolver os problemas referidos nos parágrafos anteriores.
Saiba mais sobre conclusão.
Fonte:
https://franklesribeiro1945.jusbrasil.com.br/artigos/1508208295/aprenda-a-fazer-uma-dissertacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário