Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Saúde, Genética e Dados Pessoais

E se todos os laboratórios tivesses os dados do seu DNA, para desenvolver e lhe ofertar novos medicamentos? E se esses dados fossem vazados para empresas de recrutamento ou de seguro de vida? E se as empresas de seguro de saúde exigirem seus dados genéticos?

São todas novas questões que vão virar rotina, considerando que em breve todos teremos nosso mapa genético totalmente sequenciado. É claro que isso permitirá que atinjamos um próximo nível de personalização da atenção à saúde em geral, e em particular, da prescrição de muitos tipos de medicamentos, com um banco de dados de nossa saúde nossos medicamentos serão personalizados.

Já se passaram mais de 20 anos da publicação da primeira sequência completa e sem lacuna do genoma humano, em seu primeiro rascunho pelo Human Genome Project e pela Celera Corporations, no qual na época ainda estava faltando 8% do total.

Como sabemos, a importância desses tipos de questões para a pesquisa e o futuro da atenção à saúde é potencialmente enorme, e por isso cada vez mais médicos estão defendendo testes genéticos para personalização de tratamentos e medicamentos, tente imaginar a ampliação desse banco, com o cruzamento das bases familiares, geográficas, de condições de trabalho com o histórico de doenças?

Como tudo na tecnologia, em breve veremos reduções exponenciais no preço do sequenciamento genético que nos aproximará o que tornaram muitos exames bem mais baratos, além do cruzamento dessa captura de dados e monitoramento das alterações por gadgets que usamos no dia a dia, como relógios e celulares.

Continue lendo:

https://charlesmmachado.jusbrasil.com.br/artigos/1453920718/saude-genetica-e-dados-pessoais

Nenhum comentário: