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segunda-feira, 20 de maio de 2024

NOSSA ÁGUA SUJA DE CADA DIA!

 




 

O município de Barcarena, que abriga duas importantes plantas industriais, as quais são responsáveis por parcela significativa dos recursos tributários que se destinam aos cofres públicos,  belas praias, dentre outros atrativos, não passará despercebido pelos líderes mundiais que visitarão a capital do Pará, por ocasião da 30ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a tão falada COP 30.

O município do alumínio, como popularmente alguns o conhecem, foi desmembrado da região metropolitana de Belém desde 1943. Contudo, em março de 2023, a Assembleia Legislativa do Pará o reintegrou à referida região, consequentemente transformando-o em uma opção de visitas para os líderes mundiais que virão para a COP 30.

É imperioso que façamos uma pequena, mas importante reflexão: estamos realmente em condições de nos mostrarmos aos líderes mundiais como um exemplo em meio ambiente?

Faço a pergunta acima, tendo em vista que não podemos falar em meio ambiente sem falar em vida. E vida necessita, prioritariamente, de água, água boa, tratada, pronta para o consumo humano.

Infelizmente estamos há mais de 10 anos vivendo à mercê da conveniência da Concessionária ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO, que em 5 de fevereiro de 2014, através do contrato de concessão de nº 02.117/2014, recebeu um PRESENTE do município de Barcarena: ser responsável pela captação e distribuição de água, bem como pela captação e tratamento de esgoto e ficar trilionária nos 30 anos de concessão...

Barcarena sofre todos os dias com falta d’água e/ou com o fornecimento de água suja, imprópria para cozinhar, lavar roupas e para banho. Desde o último dia 12 de maio estamos recebendo água totalmente suja! Á água que temos é a que se encontra armazenada nas caixas d’água.

Quando o consumidor entra em contato com o SAC da Concessionária, através do telefone 0800 933 1000 recebe a informação que não há registro de nenhuma anormalidade no sistema e que o abastecimento está 100% com água potável e pronta para o consumo humano. É aberto uma ordem de serviços e dentro de 2 ou 3 dias uma equipe comparece à residência do consumidor e constata que o problema não existe. Ocorre que 2 ou 3 dias é o tempo suficiente para a concessionária corrigir a falta d´água ou de água suja e mandar a equipe única e tão somente para constatar que a reclamação do consumidor não tem fundamento...

Tais problemas tem gerado muitas denúncias, seja nas redes sociais, seja para o Ministério Público Estadual, em audiências públicas que estão ocorrendo em todo o município, inclusive a última ocorrerá em Barcarena Sede no próximo dia 29/05/2024.

No dia de hoje, 20/05/2024, como forma de abafar e camuflar suas falhas, a concessionária veiculou através de seu site na internet, que o Bairro Pedreira em Barcarena Sede está com 80% de obras concluídas para que os moradores tenham água potável e esgoto tratado. Trata-se de uma publicação enganosa, cujo objetivo é demonstrar algo que, na prática, não existe, um sofisma, ou simplesmente, fake news... Chego a ter pena desses consumidores, pois assim que tiverem seus imóveis ligados à rede da concessionária passarão a destinar parcela significativa de seus ganhos salariais para dar pra concessionária, pois a mesma cobra caríssimo pela água suja e pelo ar que fornece. Este últomo disfarçado de água.

Não posso deixar de citar que todos os consumidores devem dirigir-se ao escritório da concessionária e exigir abatimento na fatura de água, pois estamos há 8 dias (13, 14, 15 ,16 ,17 ,18 ,19 e 20/05/2024) recebendo água suja. Estamos amparados pelo Código de Defesa do Consumidor – Lei Federal nº 8.078 de 11 de setembro de 1990.

Obs.: Quando a água não está suja, está muito fraca e não consegue subir para a caixa d’água.

O fato é que todos os dias a concessionária suspende o abastecimento de água 2 ou 3 vezes para que as tubulações fiquem com ar e quando for feito o reestabelecimento do fornecimento os hidrômetros passem a girar em velocidade supersônica, aumentando o faturamento da empresa, o que caracteriza, portanto, enriquecimento sem causa, através de fraude aos consumidores.

QUANDO ESTIVEREM SEM ÁGUA OU COM ÁGUA SUJA, LIGUEM PARA 0800 933 1000 E ANOTEM A DATA DA LIGAÇÃO, NOME DO ATENDENTE E Nº DO PROTOCOLO. ISSO SERÁ NECESSÁRIO EM CASO DE TERMOS QUE ENTRAR COM UMA AÇÃO COLETIVA NA JUSTIÇA CONTRA A CONCESSIONÁRIA.

Um forte abraço e uma boa noite!

 

 

 

 

 

 

 





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