Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Mais crédito para quem tem BPC, Bolsa Família e outros

Veja quais são os programas de transferência de renda do governo federal beneficiados: https://bit.ly/3bBxyUd

Primeiramente, a Medida Provisória altera a Lei 10.820/03 que trata da autorização para desconto em folha de pagamento com o intuito de aumentar a margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Antes a margem era de 35%, agora subiu para 40%. Isso significa que essas pessoas – que recebem o benefício no valor de um salário mínimo - antes só podiam comprometer até R$ 424,20 de seu benefício para contrair empréstimos e outros produtos bancários. Com a nova MP esse valor saltou para R$ 484,80.

No entanto, esse acréscimo de 5% só poderá ser utilizado nas seguintes situações:

1) amortização de despesas contraídas por meio de cartão de

crédito ou cartão consignado de benefício; ou

2) utilização com finalidade de saque

por meio do cartão de crédito ou cartão consignado de benefício.

Além disso, a MP trouxe a novidade de estender a linha de crédito para todos os beneficiários de programas de renda do governo, com desconto direto em folha, até o limite de 40% do valor do benefício.

A ementa do texto da MP ainda ressalta que cerca de 25% das famílias brasileiras dependem de algum programa de renda do governo.

No momento, a MP aguarda edição do decreto legislativo. Nessa etapa, Se houver a aprovação de PLV, rejeição ou perda de eficácia da MPV, o Congresso Nacional detém a prerrogativa de disciplinar, por decreto legislativo, as relações jurídicas decorrentes de sua edição. Não se materializando a edição do referido decreto legislativo no prazo de 60 dias, as relações jurídicas constituídas durante o período de vigência conservam-se regidas pela MPV. Cabe destacar, ainda, que aprovado um PLV, a MPV mantém-se integralmente em vigor até que seja sancionado ou vetado o projeto.

*consulta feita ao site do Congresso Nacional em 09/08/2022.

Fonte:

https://ferreiramoiaadvocacia.jusbrasil.com.br/noticias/1610082518/mais-credito-para-quem-tem-bpc-bolsa-familia-e-outros

Nenhum comentário: