Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Furto durante o repouso noturno

Causa de aumento de pena no furto praticado durante à noite (art. 155, § 1º do Código Penal)

O crime de furto só implicará no aumento de um terço se o fato ocorrer, obrigatoriamente, à noite e em situação de repouso?

R: SIM. Nas hipóteses concretas, será importante extrair dos autos as peculiares da localidade em que ocorreu o delito.

No julgamento do REsp 1.979.989-RS, o STJ fixou os seguintes requisitos:

1. Nos termos do § 1º do art. 155 do Código Penal, se o crime de furto é praticado durante o repouso noturno, a pena será aumentada de um terço.

2. O repouso noturno compreende o período em que a população se recolhe para descansar, devendo o julgador atentar-se às características do caso concreto.

3A situação de repouso está configurada quando presente a condição de sossego/tranquilidade do período da noite, caso em que, em razão da diminuição ou precariedade de vigilância dos bens, ou, ainda, da menor capacidade de resistência da vítima, facilita-se a concretização do crime.

4São irrelevantes os fatos das vítimas estarem, ou não, dormindo no momento do crime, ou o local de sua ocorrência, em estabelecimento comercial, via pública, residência desabitada ou em veículosbastando que o furto ocorraobrigatoriamenteà noite e em situação de repouso.

Fonte: STJ. REsp 1.979.989-RS, Rel. Min. Joel Ilan Paciornik, Terceira Seção, por unanimidade, julgado em 22/06/2022. (Recursos Repetitivos - Tema 1144). (Informativo 742)

Fonte: https://luiseduardomorais.jusbrasil.com.br/noticias/1573398616/furto-durante-o-repouso-noturno

Nenhum comentário: