Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

sexta-feira, 15 de março de 2024

Direito Penal: entenda tudo sobre o crime de importunação sexual

 



No âmbito do Direito Penal, o crime de importunação sexual tem despertado cada vez mais atenção, especialmente após sua tipificação no ordenamento jurídico brasileiro. Este delito, regido pelo artigo 215-A do Código Penal, representa uma violação grave dos direitos individuais, atingindo a dignidade e a integridade das vítimas. Com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre essa questão, é essencial analisar não apenas o texto legal, mas também a doutrina e a jurisprudência, que fornecem importantes insights sobre a interpretação e aplicação da lei.

CONDUTA E PENAS

O crime de importunação sexual, conforme estabelecido no art. 215-A do Código Penal, consiste em praticar contra alguém, sem sua anuência, ato libidinoso com o intuito de satisfazer a própria lascívia ou a lascívia de outrem. Esta conduta, exemplificada por casos como o do "tarado do ônibus" em São Paulo ( leia , a notícia, clicando aqui), é punida com reclusão de 1 a 5 anos, desde que o ato não constitua crime mais grave.

Art. 215-A. Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro: (Incluído pela Lei nº 13.718, de 2018)
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave. (Incluído pela Lei nº 13.718, de 2018)

ATO LIBIDINOSO E SUJEITOS DO CRIME

O termo "ato libidinoso" não se limita à conjunção carnal, incluindo qualquer conduta de natureza sexual.

Leia mais: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/direito-penal-entenda-tudo-sobre-o-crime-de-importunacao-sexual/2233729580

Nenhum comentário: