Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

sexta-feira, 15 de março de 2024

Como comprovar a união estável perante a lei?

 



Como Comprovar a União Estável Perante a Lei?

A união estável é uma forma de convivência familiar reconhecida pela legislação brasileira, que confere direitos e deveres aos conviventes. No entanto, é essencial que essa relação seja devidamente comprovada perante a lei para que os direitos decorrentes da união estável sejam reconhecidos. Neste texto, vamos explorar em detalhes os principais meios e documentos utilizados para comprovar a união estável perante a lei, garantindo a segurança jurídica e os direitos dos conviventes.

Documentos e Provas

  1. Declaração de União Estável: Um dos meios mais comuns de comprovar a união estável é por meio de uma declaração escrita assinada pelos conviventes, em que afirmam viverem em união estável.

  2. Comprovantes de Residência Conjunta: Apresentar documentos que comprovem a residência conjunta, como contas de luz, água, telefone ou contrato de aluguel em nome de ambos, é uma forma eficaz de demonstrar a convivência sob o mesmo teto.

  3. Comprovantes Financeiros: Apresentar comprovantes de contas bancárias conjuntas, declarações de imposto de renda conjuntas, ou até mesmo recibos de despesas do casal pode ajudar a comprovar a união estável.

  4. Testemunhas: Testemunhas que conheçam a relação do casal e possam atestar a convivência e o relacionamento duradouro podem ser úteis como prova da união estável.

  5. Fotos e Documentos Relacionados: Apresentar fotos, convites de casamento, registros de viagens em conjunto, entre outros documentos relacionados à vida em comum, também pode ser utilizado como prova da união estável.

Escritura Pública de União Estável

Nenhum comentário: