Nº DE VISUALIZAÇÕES DESDE 2009

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

STF julga constitucional lei que desobriga salão de beleza de contratar profissionais pela CLT

 Via @portalg1 | O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (27), por 8 votos a 2, que é constitucional a chamada "Lei do Salão Parceiro", que desde 2016 desobriga salões de beleza da contratação de profissionais como cabeleireiros e manicures no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A lei, sancionada pelo então presidente Michel Temer, permite a atuação de profissionais que trabalham como autônomos dentro de estabelecimentos e que são remunerados por comissão e não necessariamente por salário.

À época, a legislação foi anunciada como o reconhecimento de um modelo de trabalho já amplamente utilizado nos salões de beleza e um incentivo à regularização de um setor que reúne cerca de 2 milhões de profissionais.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), no entanto, entrou com ação no Supremo por considerar que a lei precariza o trabalho no setor e possibilita a denominada "pejotização", com perda de direitos trabalhistas.

Continue lendo:

https://edicelianunes.jusbrasil.com.br/noticias/1309345239/stf-julga-constitucional-lei-que-desobriga-salao-de-beleza-de-contratar-profissionais-pela-clt

Nenhum comentário: