domingo, 10 de junho de 2012

BARCARENA: ELEIÇÕES MUNICIPAIS



Este mês haverá convenções partidárias em todos os municípios do Brasil para definir quem serão os candidatos a representantes da população nos poderes Executivo e Legislativo (Prefeitos e vereadores).

Em Barcarena (PA), os candidatos com reais chances de eleição são empresários. Um paraense e um mineiro. O primeiro já administrou Barcarena por 8 anos e tentará a reeleição pelo PMDB e o segundo tentará sentar na cadeira de prefeito pela primeira vez,  através do partido PSC. Trata-se de Laurival Magno Cunha (PMDB) e Antonio Carlos Vilaça (PSC). Nas eleições municipais de 2008, Vilaça, como é mais conhecido o empresário mineiro, concorreu ao pleito, porém foi derrotado por apenas 621 votos de diferença para o atual prefeito da cidade, João Carlos Dias.

Para o cargo de vice-prefeito as articulações estão ocorrendo a todo vapor. Contudo, há fortes indícios que o atual vice-prefeito e Secretário de Obras de Barcarena, Renato Ogawa (PR) poderá vir a ser o vice na chapa do empresário Vilaça. Pessoas ligadas ao empresário Vilaça e ao vice-prefeito, Renato Ogawa, afirmam haver uma grande articulação entre ambos no sentido de efetivar uma composição política para as eleições de 2012. Este fato não agrada um dos principais aliados de Vilaça, o comerciante mineiro João Vaz, que espera compor ao lado do referido empresário como vice-prefeito. Vaz, como é conhecido na cidade, teve uma votação bastante expressiva nas eleições gerais de 2010 concorrendo ao pleito para deputado estadual, obtendo quase 13.000 votos.

Quem é quem:

Laurival cunha pratica uma política populista, sempre junto do povo e freqüentando locais públicos com objetivos de popularizar suas ações. Conta com apoio de parcela significativa dos funcionários públicos, insatisfeito com a atual administração municipal, além do apoio de funcionários das empresas multinacionais que possuem planta industrial em Barcarena.

Vilaça, ao contrário do adversário, não possui nenhuma experiência no setor político. Chegou à Barcarena como operário e hoje administra um conglomerado de pequenas empresas, porém com contratos com o governo do Estado e a Companhia Vale, além de contratos em outros estados da federação. Possui larga aceitação entre a população local para ocupar o cargo de prefeito da cidade. O grande apoio de Vilaça vem da classe mais abastada, de munícipes com um padrão diferenciado de renda. Em Vila dos Cabanos, por exemplo, bairro considerado nobre, Vilaça aparece como candidato preferencial entre os eleitores. O povo aposta na mudança. O lema de Vilaça é “Quero a mudança”.

Sobre as eleições:

Este ano as eleições municipais em Barcarena contam com quase treze mil eleitores a mais que nas eleições de 2008. Isto significa que houve um inchaço populacional, seguido de péssimas condições de saneamento básico, iluminação pública, saúde, transporte público e, principalmente um “grande caos” na área de segurança pública.

Estes problemas deverão ser bastante explorados pelos candidatos, tanto candidatos a vereadores como candidatos a prefeito. Na verdade, os políticos brasileiros somente exploram questão relacionadas ao PIB (Produto Interno Bruto) em suas campanhas, pouco ou quase nunca exploram o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), se assim o fizessem, lograriam mais êxito.

Apoio político:

Vilaça conta com o apoio do deputado federal “Zequinha Marinho”, presidente do PSC e um dos principais articuladores do movimento de divisão do Estado do Pará, além do apoio dos vereadores Ary Santos, Zé Santos, Lúcia do Conde, Luiz Tavares e Laurinha, esta última pertencente ao PSC, em seu primeiro mandato, eleita em 2008.

Laurival Cunha conta com apoio do Governador do Estado, Simão Robson de Oliveira Jatene, do senador Flexa Ribeiro, do senador Mário Couto, do senador Jáder Barbalho, da deputada estadual Ana Cunha, do prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho e de vários deputados estaduais e alguns federais.

Outros Possíveis candidatos

O partido dos trabalhadores (PT) sinaliza trazer para as ruas, como candidata ao majoritário, Luziane Cravo. Especula-se, nos bastidores, que o PT almeja uma secretaria municipal com a pré-candidatura de Luziane. Luziane conta com apoio dos evangélicos da igreja Universal do Reino de Deus e também possui larga aceitação no município. De quebra, o marido de Luziane concorrerá ao cargo de vereador pelo mesmo partido. Pongó, como é conhecido, já possui experiência em eleições, pois já fora candidato a vereador pelo município de Barcarena, obtendo uma votação expressiva.



O PPS trará Jairo Castro, publicitário, administrador, escritor e empresário. Homem evangélico e com grande aceitação na sociedade local por ser pessoa de conduta ilibada e grande combatente dá má administração pública local.







O desfecho


Somente após as convenções partidárias é que se terá um mapa completo da situação política em Barcarena.

Desejo uma boa sorte aos pré candidatos ao cargo de prefeito (Vilaça, Laurival, Jairo Castro e Luziane Cravo) bem como aos pré-candidatos ao cargo de vereador.




18 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela nota. Mantenha-nos informados.


Maurício - Alubar

Paulo Damasceno disse...

Gostei muito da sua matéria. Parabéns.

Anônimo disse...

O povo de Barcarena está muito enganado se pensa que o Vilaça como prefeito vai fazer um bom governo. O que o Vilaça quer mesmo é aumentar sua fortuna. É por isso que ele está negociando com o Laurivalzinho para pegar a Secretaria de Obras em troca de desistir de ser candidato. Não é ele quem vai assumir a Seceretaria, mas, uma pessoa de sua inteira confiança. É apessoa que vai passar todos os contratos referentes a Secretária para as empresas do Vilaça.

O povo é muito besta mesmo! Imagina, achar que um cara que não tem nada a ver com Barcarena, de outro estado, empresário, vai se importar com os probelmas do povo daqui!


Deixem de ser lesos, se3us bando de otários. Além do mais, o Vilaça responde por processos por abuso sexual de crianças. É esse o cara que vocês querem pra representar vocês? pra gerenciar o dinheiro de vocês?

Ainda bem que que ele não foi eleito em 2008, senão estaríamos mais roubados. O João Carlos está se fazendo com a grana do povo. Muita gente que trabalha pra elel já está pulando do barco, mas continua na folha de pagamento.

Outro espertalhão é o Ary Santos: come dinheiro do Laurival, do Vilaça, do João Carlos e tira uma de santinho!


Só bobo pra acreditar nessa turminha...


Marcão

Anônimo disse...

É ISSO AÍ MARCÃO. JOÃO CARLOS E VILAÇA ESTÃO SE REUNINDO TODO SÁBADO LÁ NO ANTIGO IATE CLUBE. O ASSESSOR DO JOÃO CARLOS, REFAEL SANTOS, ME INFORMOU COM DETALHES OS ENCONTROS DOS DOIS. SÁBADO PASSADO ELES CHAMARAM O LAURIVALZINHO, MAS O LAURIVAL NÃO ACEITOU REUNIR COM ELES.

QUEM ESTÁ SE DANDO BEM NESSA HISTÓRIA TODA SÃO 2 VEREADORES QUE ESTÃO PEGANDO GRANA DO VILAÇA, DO JÕÃO E DO LAURIVALZINHO. SÃO DOIS ESPERTALHÕES.

Anônimo disse...

Meu voto será para o homem que fará a diferença em Barcarena: Jairo Castro.


Antonio

Anônimo disse...

Camarada Marcão, tua análise foi muito bem feita, o pior de tudo é saber que pessoas que antes diziam defendere o povo de Barcarena joe se junta com gente como o Vilaça e o João Carlos.
Um deles é o Gil Santanbrigida da Alunorte, que disse ser da oposição, ele tinha me convencido em 2008 a apoia-lo pra vereador, lutando até mesmo contra o camarada Paiva, porque ele estava na coligação com o Vilaça.
Agora o que vejo é um cara sem escrúpulo e de palavra totalmente duvidosa.
Alguns camaradas do pt me procuraram dizendo que ele não vai mais se candidatar a vereador, pra apoiar o Vilaça e o João Carlos nesta eleição, o pior foi saber que ele em público falou que se fosse necessário apoiaria até mesmo o Laurivalzinho junto com o Vilaça, pra que o partido tivesse no poder, algo que eu não acreditaria se fosse apenas uma pessoa que falasse, mas foram três camaradas que me procuraram com o mesmo assunto.
Agora o cara ainda vem falar que tá fazendo tudo isso pra ter apoio na eleição do sindicato do ano que vem.
Será que esuqecer os principios e vender a alma pro diabo seria o caminho pra ser diretor sindical? Não seria melhor falar a verdade e manter a dignidade?
É Marcão, a melhor coisa que podemos fazer camarada é lutar pra tirar gente como o Lautivalzinho, o João Carlos, o Givandro e todos aqueles que são apoiados por eles da estoria dessa cidade e da política que nela já existiu.

Jorge Castro

Anônimo disse...

deve surgir um candidato que ainda não foi citado, ele vai ser o representante legítimo de toda a verdadeira a esquerda aguardem

Anônimo disse...

Como é macho? vocês são um bando de puxa saco do laurival me digam o que ele fez por vocês em 12 anos de mandato? (8 dele e 4 do João Carlos que era manipulado por ele). Vilaçatem sim um processo por pedofilia e o laurival não tem? vocês ja viram as notícias por acaso? LAURIVAL FOI INDICIADO POR PEDOFILIA E CORRUPÇÃO, PORQUE BENEFICIAVA SUAS EMPRESAS. Vocês tem que entender que o vilaça é um dos mais rico de barcarena, vai roubar pra que? ele se beneficiará sim, mas é evitando que ALBRAS/ALUNORTE/CAP/ALUBAR/BUNGE saiam daqui e ele continue pegando seus contratos lá e se vcs se recordam as industrias são unica fonte de renda da nossa cidade. [se é que vcs sabem disso] Então antes de vocês votarem no LAURIVAL, olhem o histórico por completo (Corrupção, lavagem de dinheiro, pedofilía entre outras). Meu Nome é DANIEL MOTA MATHEUS. Não devo nada a ninguem e sim, QUERO MUDANÇA PARA BARCARENA. Meu voto é 20

Liute Cristian disse...

Engraçado dizer que o Barba ta inconformado com a administração atual. Ele quem elegeu o João Carlos, Laurival foi prefeito da cidade por 8 anos, e a terceira maior arrecadadora do estado não ganhou sequer saneamento básico, água encanada, ou seja, dizer que o Laurival tem política voltada pra o povo é muita hipocrisia, e afirmar que ele tem apoio dos funcionários públicos é um tanto estranho, ele os pôs nos cargos, conheço muita gente que era funcionária fantasma e ganhava sem trabalhar.

E olha só, Laurival foi indiciado por pedofilia em 2005, disso ninguém lembra hein?

http://www.diariodopara.com.br/impressao.php?idnot=34479

Anônimo disse...

EU JÁ NEM TENHO ESPERANÇA DE MUDANÇA EM BARCARENA, MAS PRA FICA DO GEITO QUE TÁ NÃO DÁ. QUERO MUDANÇA EU NÃO ME SER O VILAÇA E PEDOFILO OU NÃO OU SER VAI ROUBA ISSO NÃO ME ENDEREÇA QUERO QUE ELE SER ELEITOR OLHER POR NÓS QUE SOMOS A CLASSE QUE MAS SOFREMOS COM ESSA ROUBALHEIRA QUE VEMOS HOJE, O JOÃO CARLOS E UM LADRÃO , SAFADO, SEM VEGOLHA, MAS OQUE ELE FEZ PRA NÓS ELE VAI PAGAR UM DIA NÃO TENHO DÚVIDA DISSO, QUEM PLANTA LARANJA HOJE NÃO VAI COLHER LIMÃO AMANHA. NOSSO MUNICIPIO E RICO TEM MUITA GENTE HONESTA QUE SER SENTE ENVEGOLHADA POR TER ELEITO ESSE SAFADO PARA NÓS REPRESENTA, O BARBA COM O CHAMADO ESSE OUTRO LADRÃO QUE ROUBA DENOVO O NOSSO DINHEIRO A NOSSA DIGNIDADE, AS VEZES PEÇO A DEUS PARA NÃO CHOVER PQ SEI QUE TEM GENTE QUE MORA EM RUAS QUE NEM SER QUE TEM ESGOTO. INDIGNAÇÃO E O QUE O POVO DA SENTIDO, NÃO SER DEIXE ENGANAR COM MURROS PINTADOS, COM CARTAZES NAS CASAS, ELES TEM QUE PAGAR PARA A MINORIA FAZER ISSO E TAMBÉM ALGUNS DA PANELINHA QUE FAZEM ISSO. DESCULPA PELO DESABAFO NA HORA DE VOTA, VOTE DE CORAÇÃO SER NÃO CONFIAR EM NENHUM CANDIDATO VOTE EM BRANCO. MAS LEMBRE QUE O SEU VOTO FAZ TODA A DIFERENÇA E QUE ESSES SAFADOS VÃO FICAR NO PODER POR 4 ANOS. VALEU FARIAS

Anônimo disse...

Gennnnnte..... !!!!!!fiquei perplexa com que ouvi hoje(03/09/2012) no programa político da rário.Laurival mudou de tática política,após sair a primeira pesquisa da intensão de voto para prefeito de Barcarena.ExcluíO seu afiliado João Carlos ( atual prefeito)dizendo:"estou muito triste com essa atual administração,abandonou meu povo querido e amado, já era pra ele ter ido embora deste município".Resumindo, Laurival está fazendo de tudo para se desvincular do seu protegido político,como se ele não estivesse sido prefeito por 8 anos, e 4 anos que seu laranja esquentou sua cadeira.Gente....!!!! Vamos acordar !!!!!!Isso tudo é estratégia política!!!!!!!Nós estamos literalmente abandonados,entregues à própria sorte,pago ISS,IPTU,ALVARÁ e não tenho dereito a nada.... nem o mato da fernte da minha casa(rua)é cortado.... é revoltante,para um município que tem arrecadação mensal de 16 milhões,sendo 200 milhões anual,olhamos para um lado e para o outro e não vemos nada....nada...nada...ops... vemos sim: buracos, matos,lixo,ladrão,invasão,transporte de péssima qualidade,falta de tranparência nas contas públicas,órgãos públicos funcionando em prédios de políticos,falta de licitação pública etc...etc...etc...Barcarena está se tornendo rota de tráfico e esconderijo de bandidos, graças à administrção dos SENHORES LAURIVAL CUNHA E JOÃO CARLOS DIAS
Nazaré.

Anônimo disse...

SEM CONTAR, NAZARÉ, A BALSA O REBOCADOR,ABASTECIMENTO DOS VEÍCULOS DA PREFEITURA NOS POSTOS DE LAURIVAL ETC.. ETC....

Anônimo disse...


Ei liute vc é pago pelo seu patrão Paulo Ronildo. qual é cunhado do irmão do laurival o Marcos cunha.tudo que ele tem conseguiu com os cunhas, traidor cuspiu no prato, e ainda mantem beneficis alugados pra prefeitura como: carro,predio,casas e todos os impresos. mais os funcionarios fantasmas que ele mantem na Agencia
Distrital. o que queres mais . falas tanto de honestidade e ta ai. vive com o Rei da honestidade.kkkkk.se fosse vc ficaria bem caladinho ai.. o caso dele é Ministerio Público. ainda manda tu jogar pedra no barba cuidado que estas pedras podem quebrar o telhado de vcs que é de vidro.kkkkkkkk...

Anônimo disse...

os comentarios estao bonitinhos mais se colocar todos esses vagabundos numa panela so vai sair muita merda e roubalheira por q eles nao estao nem ai para opovo essa e a realidade ass moura

Anônimo disse...

os comentarios estao bonitinhos mais se colocar todos esses vagabundos numa panela so vai sair muita merda e roubalheira por q eles nao estao nem ai para opovo essa e a realidade ass moura

Anônimo disse...

a verdade sobre vilaça e renato ogawa ainda vem a tona aguarde

Anônimo disse...

nao sei sobre a verdade de vilaça e renato mais sei que o maior bandido que mata e comete varios climes em barcarena é o josé raimundo filho do ex- prefeito gutierrez esse sim é um grande bandido.

Anônimo disse...

mais comentarios seram postados sobre uma quadrinlha que tem em barcarena que tem politicos filho de ex- prefeitos policais militares e prefeito envolvidos.videos e fotos tbm vao ser postados de uma iperaçao antes dda eleiçao onde tem uma tocaia..

Vila dos Cabanos

Vila dos Cabanos
Vista aérea